Comunicação governamental e a assessoria de imprensa

Artigo publicado na edição nº 6, volume 1, da Revista de Estudos de Jornalismo, 2003, editada pelo curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas).


Resumo - As instituições governamentais estão obrigadas a difundir os planos, as decisões políticas e os atos administrativos, sob pena de descumprirem um dos princípios vitais da democracia: a publicidade. Ocorre que nem sempre a divulgação é feita com eficácia. Às vezes, o resultado negativa da comunicação decorre da falta de planejamento ou de planos estratégicos. Este artigo trata da comunicação governamental e a sua legitimidade. A contribuição da assessoria de imprensa pode tornar esse tipo de comunicação mais eficiente e adequada aos valores democráticos e aos princípios constitucionais. Alguns fundamentos são propostos a fim de contribuir com a redução de preconceitos que enriquecem as críticas contra a comunicação pública produzida pelos interesses governamentais.


Palavras-chave: assessoria de imprensa, comunicação governamental, comunicação estratégica.




Para acessar: http://www.fag.edu.br/professores/anderson/Assessoria%20Comunicacao%20e%20MKT/artigo%2002.pdf